Redes Sociais no Mercado de Trabalho

As redes sociais se tornaram ótimas ferramentas para o mercado de trabalho. Para quem procura ou quem oferece emprego. Segundo a revista Você S/A, 92% das empresas, hoje, possuem controle nas redes sociais para pesquisar candidatos. Daí ser importante manter seu perfil de candidato sempre atualizado nas redes de emprego.

Pelo lado da empresa, o alcance que essas redes oferecem permite pesquisar candidatos até os cargos mais altos. Para o candidato, desde que a exposição seja correta, há concretas possibilidades de ser visto e pré-avaliado. Por outro lado, é possível haver informações incorretas dos candidatos. Portanto, as redes sociais correm o risco de apresentar uma imagem negativa para os profissionais das empresas por seguirem publicações inapropriadas.

Utilização correta das redes sociais

Segundo ainda a revista Você S/A, o LinkedIn é um site que vem crescendo a índices acima da média, beneficiando mesmo aqueles que estão empregados, já que por meio de atualizações de cursos e treinamentos especiais, aumentam as chances do candidato ser visto por outras empresas.

O linkedIn é a rede social voltada para o mercado e as relações de trabalho. É a preferida entre os profissionais de recursos humanos para pesquisas. Mas a maioria dos pesquisados informou que utiliza mais de uma rede quando se candidata a nova oportunidade de trabalho.

Segundo dados das empresas participantes dessas redes de relacionamentos profissionais é recomendável que os candidatos estejam cadastrados com currículo atualizado em pelo menos três redes. Assim, aumentará a exposição, melhorando as chances de crescimento na sua visibilidade.

Os dois principais objetivos do mercado de trabalho nas redes sociais é atingir um número ilimitado de profissionais e atrair talentos. Uma das vantagens está na otimização do tempo, já que nas redes sociais as informações estão em tempo real, facilitando os processos seletivos. Com dados mais atualizados, os recrutadores podem ser mais assertivos nas escolhas dos profissionais. Hoje, espera-se do profissional uma postura sólida no ambiente de trabalho e fora dele também.

Os recrutadores devem estar atentos ao que seus candidatos compartilham e às opiniões que omitem sobre empresas, chefes e companheiros anteriores. Ética profissional é muito forte nesse setor. Também estão atentos aos possíveis preconceitos do profissional. Ofensas de um profissional podem respingar na imagem da empresa.

Erros ortográficos também são considerados por recrutadores. E algo que poucos se preocupam, a fotografia do candidato é bastante relevante.

Influência das redes sociais

As redes sociais mais consideradas nas relações de emprego são o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram. Saiba mais sobre redes sociais.

O Facebook pode clarear a imagem do candidato quanto a uma avaliação da personalidade dele e seu perfil social, de acordo com as postagens, opiniões e compartilhamento de matérias.

A rede social preferida dos recrutadores continua sendo o LinkedIn. Nele os currículos devem estar sempre atualizados. A pesquisa de palavra-chave também pode ser utilizada nessa rede.

No Twitter é possível conhecer as opiniões do candidato através de seus comentários. Também revela preferências e hábitos.

O Instagram já conta com mais de 800 milhões de usuários ativos. Essa rede é a mais utilizada por 25% das pessoas. Por meio do Instagram, é possível ter uma análise mais correta do perfil do candidato, analisando quem ele segue e como registra suas opiniões.

Como se vê, o cidadão está cercado por redes sociais. Sem saber, suas opiniões e ideias podem estar sendo avaliadas para várias situações, entre as quais, qualificação profissional. Assim, cabe muita atenção de todos aqueles inseridos nas redes.

Atenção, alguém está vendo suas fotos ou lendo suas postagens. Pense nisso quando realizar alguma ação nas redes sociais.

A Sphera Agência Digital possui profissionais especializados para produção de conteúdo em sites, blogs e postagens nas redes sociais. Planejamento Estratégico através das ferramentas do Google Ads. Quaisquer dúvidas, abra um diálogo com a Sphera.