A sua loja no Marketplace

Pesquisa realizada pelo Ebit informa que em 2017 o comércio eletrônico faturou R$ 47 bilhões. E houve um crescimento de 12,1% no primeiro semestre de 2018. As principais lojas físicas de varejo no Brasil já estão atuando no comércio online. Mas qualquer empresário pode entrar nessa disputa. Comércio na web permite ao lojista administrar seu negócio, os pedidos, pagamentos e avaliar a receptividade do cliente. Além da possibilidade de novos públicos e segmentações diferentes rompendo a regionalização do empreendimento.

E uma das principais alternativas são os marketplaces. Comparado à receita que essas plataformas podem proporcionar, o investimento é relativamente baixo. Vale pensar nessa alternativa e planejar um mergulho no marketplace.

Redução de Custos

Partindo do raciocínio de uma loja física, temos um custo fixo maior, como aluguel do imóvel, adaptação do local, energia elétrica e colaboradores. Assumir esse custo sem uma certeza do retorno que possa suprir as contas é preocupante. Assim, participar de um marketplace é mais barato e prático.

O maior custo estará na comissão a ser paga ao marketplace, já que a utilização de sua plataforma não é cobrada diretamente. A administração da loja é mais fácil. O processo de venda é todo controlado, bem como os pagamentos. Ideal para os iniciantes com pouco capital. Com o marketplace é possível aumentar a rentabilidade sem necessariamente aumentar os custos do negócio. Otimização das vendas a um baixo investimento. Saiba mais sobre marketplace.

Sem limites para seu público

Se já possui loja virtual, são grandes as possibilidades de aumentar o faturamento com o marketplace. Há maior abrangência do seu público-alvo. Com planejamento, seu faturamento poderá crescer mais de 30%. Uma das alternativas mais interessantes é buscar diferentes canais de venda.

A abrangência territorial também é importante. Pelo marketplace seu público será alcançado, esteja onde estiver. Isso é eficaz para quem trabalha com nichos de mercado. Aumenta as chances de alcance nesses nichos. Se seu produto já tiver uma expectativa de demanda, no marketplace poderá ganhar credibilidade e reconhecimento, garantidos por plataformas com forte nome no mercado.

Há situações em que o lojista já está estruturado com seu público e volume de venda. Mas busca crescer. Anote aí, os dez maiores marketplaces do Brasil registram 100 milhões de visitantes no mês. A marca de seu produto ganhará visibilidade com um menor investimento. O custo-benefício é bastante interessante.

Estoque menor, público maior

O comerciante sabe o que significa estoque. Custo e lucratividade. No marketplace, lojas com alto estoque conseguem colocar esses produtos no mercado com maior rapidez. Maior visibilidade. Públicos diferentes. Várias regiões. Vendas otimizadas. Também é possível trabalhar sob demanda do público, sem necessariamente investir em grandes estoques. Assim o fluxo financeiro acompanha uma maior rentabilidade.

Em se tratando de nichos de mercado, há ótimas opções em segmentos específicos. Plataformas que vendem produtos de moda, móveis, artesanato, decoração, esportivo e outros nichos, conseguem maior taxa de conversão. São maiores as possibilidades de venda uma vez que o público está buscando um produto naquele nicho. Você pode disponibilizar sua mercadoria mediante o interesse. Seu produto diretamente para o público-alvo. O processo de venda é mais rápido e natural. Novos públicos serão impactados e a busca pelo seu produto será também de forma orgânica, com maiores chances de venda.

Fabricantes ou indústrias iniciantes podem se beneficiar do marketplace. Podem dispensar estruturas de suprimentos, venda e distribuição. A própria plataforma faz a função intermediária. É possível utilizar a imagem do “preço direto da fábrica”. Se a indústria já possui uma distribuidora, a interface fica ainda mais fácil. Há maior otimização.

Como todo empreendimento, é necessário estudar e planejar sobre o assunto. Há que se avaliar quanto à fixação da sua marca, uma vez que a força maior na imagem fica com o marketplace.,

De qualquer forma, bem administrado, atuar no marketplace pode lhe trazer ótimos resultados.

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