Comunicação é a Alma do Negócio

O mundo trata o consumo de conteúdos no meio digital como essencial nos dias atuais. Conteúdo na web pode ser em forma de texto, vídeo, infográfico ou foto. É a base de informações que um consumidor necessita na decisão de compra. Há produção de conteúdos que, apesar de motivarem o entretenimento, tem como foco principal incentivar o consumo e fidelizar o usuário.

A produção de conteúdo para a internet pode variar de acordo com o objetivo que se planeja. Precisa estar claro: para quem se escreve e o que vai comunicar. E como pensar num conteúdo para web? Como produzir um texto que provoque atração a quem o lê e leva à fidelização de clientes? A produção de conteúdo para web é muito diferente de outros textos em geral.

O início do marketing de conteúdo

A estratégia de conteúdo com esse objetivo não é um fato novo. Em 1895, o fabricante de máquinas agrícolas John Deere lançou uma revista da própria empresa chamada “The Furrow”. A revista tratava de técnicas de produção, histórias de agricultores e notícias sobre o mercado. Também há registros sobre o “Guia Michelin” que apresenta os melhores roteiros de gastronomia e turismo. A lógica era incentivar o cidadão a viajar de carro e, por consequência, consumir pneus Michelin.

Outro exemplo é da Lego, que lançou a revista “Brick Kinks” para incentivar o uso de brinquedos com fins pedagógicos e mostrar que o produto não era apenas uma diversão infantil. E várias outras empresas lançaram revistas semelhantes nos EUA ao longo do século passado.

A expressão Content Marketing – marketing de conteúdo, é uma criação da empresa americana Penton Custom Media, criada pelo fundador da Content Marketing Institute – CMI, Joe Pulizze.

Produção de Conteúdo

Evidente que os hábitos de consumo das pessoas mudaram do século XIX para hoje. Os conteúdos foram se adaptando às alterações dos costumes e com a chegada de novas tecnologias. Os novos hábitos exigem mais informações e avaliações sobre produtos e serviços. E, cada dia mais, a comunicação precisa ser direta com as marcas. Um conteúdo de valor leva o público-alvo da marca à ideia de credibilidade, conhecimento e experiência.

Conteúdo de qualidade consegue prender o usuário por mais tempo no site. Quanto maior a produção de conteúdo, os mecanismos de busca possibilitam melhor classificação e aumenta a visibilidade da marca. Com a confiança, aumenta a taxa de conversão de visitantes em leads. O conteúdo de qualidade fortalece o engajamento cliente-empresa e pode tornar essa relação uma experiência permanente.

É preciso trabalhar com diferentes formatos de ferramenta para obter atração, conversão e fidelização dos usuários. A estratégia tem maiores possibilidades de sucesso quando o redator web trabalhar diferentes formatos e seguir todas as etapas do funil. Assim, a produção de conteúdo ajuda a persona a enfrentar o seu problema, levá-la a outros conteúdos relevantes e incentivar a interação até chegar à conversão. Eis aí a importância da produção de conteúdo com planejamento, atendendo à etapa do funil de vendas.

Com isso inverte-se a dinâmica nas relações comerciais. Até pouco tempo, as empresas buscavam os clientes. Hoje, através de e-mail marketing, site, blogs (saiba mais) e redes sociais as empresas criam motivações para serem procuradas. Neste caso, as empresas e os profissionais liberais é que são encontrados pelo público-alvo. A essa estratégia de alimentar o futuro cliente com informações relevantes chamamos de Inbound Marketing.

A criação de conteúdos ricos leva as empresas e profissionais liberais a se destacarem no mercado. Fato importante é que nos últimos anos ganhou destaque a “publicidade fake”, fazendo vítimas entre os consumidores enganados pela propaganda. Torna-se mais relevante, portanto, o Marketing de Conteúdo responsável por parte de empresas e profissionais liberais. A comunicação responsável é a base de qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

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