Utilize o Facebook para aumentar suas vendas

O Facebook tornou-se um portal excelente para negócios. O empresário – independente do tamanho da empresa, deve estar atento ao universo de oportunidades para vender por essa rede social. Várias opções a explorar. No Facebook Ads é possível trabalhar muitas ferramentas:

  • Clique no site – o objetivo é levar o usuário para o site da empresa;

  • Conversões no site – também leva o usuário ao site, mas com propósito de convertê-lo;

  • Instalações de Aplicativos – é o esforço para levar o usuário a instalar e usar os aplicativos que interessa à empresa;

  • Envolvimento de publicação de página – é impulsionada a publicação da página para aparecer a um maior número de usuários. Aumenta as curtidas, os comentários e compartilhamentos;

  • Curtidas de página – estimula as pessoas a curtirem a página, aumentando a base de usuários;

  • Envolvimento com aplicativo – produção de anúncios que geram mais atividades no aplicativo da empresa;

  • Participações no evento – anúncios que divulgam um evento;

  • Obtenção de ofertas – anúncios que promovem ofertas.

Segmentação

O Facebook permite uma ótima segmentação, como:

- Geográfica – quando atinge uma região específica para a campanha da empresa ou produto. Esse recurso é mais importante para pequenas empresas – negócios locais ou mesmo um público determinado;

- Gênero – há produtos que atendem um segmento específico de gênero, como cosméticos, por exemplo, e assim é possível determinar o público mais interessado pela mensagem;

- Idade – são definidos os parâmetros de idade do público a ser atingido, muito em função do produto que se quer vender;

- Idioma – quando a campanha atinge uma área em que o vocabulário contemple regionalismos ou regiões estrangeiras, é possível propor que a comunicação atinja apenas aquela área restrita.

Fazendo o melhor

O Facebook Insights é uma ferramenta que possibilita conhecer os frequentadores da Fan Page da empresa e, a partir daí, produzir páginas mais atraentes para o consumidor. Essa ferramenta fornece informações como idade do usuário, curtidas, alcance, público e analisa alguns costumes desses consumidores. Isso é o diferencial que leva ao sucesso com o marketing. A comunicação atingindo realmente o interessado.

O engajamento sincero com o público é muito importante. E isso implica em respeitar o que falam sobre a empresa ou produto. Necessária a interação com todos os usuários. Independente de ser crítica muito “ácida”, a resposta deve ser calma e educada. Os seguidores possuem problemas, desejos e necessidades diferentes. É preciso humanizar o relacionamento. Nesse momento mais vale transformar críticos em possíveis seguidores.

Quando se tratar de uma mensagem promocional – de produto ou marca, é necessário dosar a periodicidade dos posts, evitando ficar cansativo para o público.

Tão importante quanto as outras ações, ter uma estratégia bem definida é fundamental. Saber o que se busca com sua marca no Facebook. E a quem atingir. Não adianta postar no “escuro”, apenas achando que “volume” resolve. Conhecer a persona de sua empresa, seus desejos e interesses. O que o público-alvo procura quando está on line no Facebook. Qual linguagem utilizar. E conhecer os melhores horários em que a persona está presente na rede social. Fazer alguns testes para aperfeiçoar a melhor forma de atingir quem realmente busca o produto. Leia mais sobre Conteúdo no Facebook.

O celular é uma realidade! O site Mobile Friendly é obrigatório. Metade dos acessos ao Facebook é feito pelo dispositivo móvel. Todo conteúdo deve ser pensado também como ficará numa tela de smartphone.

O usuário pode se tornar um consumidor. Dependerá do conteúdo que será apresentado. Essa pessoa acessa sua rede interessada por boas informações, não somente para ver as promoções de seus produtos. Assim, 80% do conteúdo devem ser sobre assuntos relevantes na área que a empresa se insere. Escrever sobre os produtos da empresa, somente 20% do conteúdo.

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