Como conduzir o Funil de Vendas

Funil de vendas é o processo de condução e acompanhamento do usuário de internet que se tornará um lead. Em marketing digital, lead é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse acompanhamento vai desde o momento em que o usuário da internet descobre que possui um problema, toma conhecimento que existe um produto ou serviço que pode resolver esse problema, até o momento da compra desse produto ou serviço. É o funil que o cliente percorre até finalizar sua compra.

Importante salientar que o funil de vendas não obtém resultados imediatos, em questões de dias. Esse gerenciamento é de longo prazo, até o controle do processo de vendas. O funil identifica qual etapa do processo está o cliente e o que deve ser feito para que ele dê continuidade nessa relação. Esse momento também é importante para coletar dados e avaliar a melhor estratégia para converter o lead. O funil de vendas, portanto, facilita a execução de alguns processos na relação digital, tornando-a mais clara.

Como funciona

O processo é dividido em etapas que o cliente deverá percorrer. Você saberá exatamente onde seu cliente está e pode decidir como conduzi-lo até a finalização de compra. O Funil de Vendas é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo.

  • Topo – Cliente ainda não sabe o que precisa

O Topo do Funil considera que o futuro cliente não tem consciência do problema ou necessidade que possui. A princípio, ainda não está procurando qualquer serviço ou produto. Nessa etapa, seu cliente é desconhecido por você, não há qualquer informação sobre ele. Inicie oferecendo conteúdo de valor para educá-lo sobre seu produto ou serviço. Necessário conseguir informações pessoais – normalmente preenchendo um formulário, sempre em troca de algo – uma “isca digital”. Ofereça um conteúdo que seja interessante e que tenha relação com o segmento de seu produto ou serviço, por exemplo.

  • Meio – Cliente já descobriu o que precisa

O cliente consumiu seu conteúdo. Começa a interação entre vocês. Agora ele já sabe que possui um problema ou necessidade e está procurando uma solução. É hora de oferecer ao lead, através de conteúdo, dicas, estratégias e técnicas que o ajudarão a resolver o problema. O futuro cliente ainda não sabe como resolver o problema que possui. Ele começa a buscar um produto ou serviço que o ajude. Está na hora de falar das qualidades de seu produto. Produza conteúdos ricos em informações sobre o seu produto ou serviço, ajudando-o a resolver seu problema. Importante o lead reconhecer que você quer ajudá-lo. Conquiste a confiança dele e o provoque a ir para a terceira etapa do funil.

  • Fundo – Cliente está pronto para receber uma oferta

O cliente está ciente que precisa comprar um produto ou serviço para resolver seu problema. Nessa última etapa você já é reconhecido como referência no seu nicho. É necessário apresentar a melhor solução entre todos os concorrentes. Tornar o lead um cliente.

O processo de venda pelas ferramentas de marketing digital leva em conta a constante avaliação que se faz sobre o cliente e seu estágio no funil. Busca identificar com clareza suas necessidades. E trabalha com conteúdo de efetivo convencimento – clic aqui mais marketing de conteúdo. É bom ressaltar que o conteúdo deve se iniciar ajudando o cliente a identificar necessidades, conhecer como definir as qualidades daquilo que precisa e se convencer que seu produto ou serviço é o mais indicado para ele.

Todo aquele que busca vender pela internet necessita conhecer mais sobre este assunto. É fundamental aprender a prover textos mais claros, com maior credibilidade e ter o foco na colaboração com seu interessado.

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