Organizações e redes sociais

Segundo estudo da Universidade de Massachusetts Dartmouth, as principais empresas do mundo já utilizam as redes sociais para impulsionar vendas e monitorar marcas ou produtos. Quase 45% dos executivos acompanham a evolução das vendas através de plataformas de mídia social. Esses executivos afirmam que 10% de suas vendas anuais vêm do Facebook, Instagram, Twitter ou Pinterest. Dos empresários que ainda não utilizam essas estratégias, 29% pretendem aderir ao segmento até meados de 2019.

Redes sociais

O YouTube, Pinterest e Instagram estão cada vez mais atraentes nos compartilhamentos de fotos e vídeos. O mercado registrou crescimento singular em popularidade nos últimos anos.

Ano passado o LinkedIn cresceu 88%, liderando entre as 500 maiores companhias do mundo, segundo Fortune Global 500 e Inc. 500. É forte a penetração do site no mundo dos negócios. Rapidamente conseguiu a adesão das organizações. As mídias sociais estão mudando de forma radical as relações de mercado.

Estudos sobre o Twitter com executivos de empresas que faturam até US$ 200 milhões mostram que ele é a plataforma com maior potencial para impulsionar as vendas, bem avaliado por 61% dos consultados. Em seguida está o Facebook com 55% e o Pinterest com 31%. Seguem ainda LinkedIn, Instagram e YouTube.

Hoje no Brasil, as redes sociais possuem números expressivos. O Sebrae aponta 73% dos usuários de internet participando de sites de relacionamento – áreas urbanas e rural. As empresas com conta ou perfil numa rede social chegam a 36% do total de organizações. Empresas de pequeno porte são 33%. Estabelecimentos médios e grandes alcançam 43% e 50%, respectivamente. A região com maior presença é a Sul – 38% das empresas. A de menor participação é a Norte com 31%.

Nas redes sociais, 78% das empresas destacam posts sobre notícias, disseminando ações sobre áreas de atuação da empresa. As empresas de grande porte (79%) produzem conteúdo institucional. E 80% das empresas desenvolvem assuntos de sua área de atuação. Cerca de 26% dessas empresas produzem posts e conteúdos diariamente. Acesse mais informações sobre as redes sociais.

Organizações utilizam as redes sociais para transmitir e divulgar suas mensagens, estimulando a criação de comunidades da marca. Os consumidores interagem com outros seguidores que também adquiriram o produto e, juntos, buscam benefícios de caráter emocional, cognitivo e financeiro. As organizações também utilizam para contratação de profissionais e realização de programas de inovação.

Influência da opinião pública

Canal bastante atrativo é o constituído por indivíduos formadores de opinião e disseminadores de ideias. Através de análises de tendências nas redes sociais é possível identificar, coletar e armazenar dados dos usuários. Esses dados são transformados em informações por meio de medidas e relações matemáticas.

Segundo analistas, muitas empresas possuem receio quanto aos resultados nas redes sociais, principalmente em temas delicados, como reclamações. De fato, nas redes sociais a dinâmica de interação é mais imediata e direta. A atuação da empresa deve ser constante e atenta para quaisquer esclarecimentos.

Essas redes também são utilizadas para obtenção de receitas. Organizações vendem seus produtos nos sites de relacionamento e, mediante comissões remuneram os amigos que indicaram os compradores. Geralmente o gerenciamento de reputação é uma ação usada por diversas empresas presentes nas redes sociais que identificam a percepção dos consumidores em relação a seus produtos, serviços ou marcas.

Outro desafio para as empresas é realizar a melhor combinação de seus processos organizacionais com as redes sociais. Maximizar vantagens competitivas no mercado. Criar estratégias para as redes com foco no desenvolvimento dos processos buscando eficiência na interatividade.

Assim, diante dos elementos estruturais e facilitadores nas redes sociais, é necessária a criação de estratégias para o engajamento voltado à criação conjunta. A colaboração proporcionará interação entre usuários das redes, que gerenciam o relacionamento buscando uma comunicação com o consumidor de forma ágil, única e criativa.

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